Notícias

Mercado imobiliário: o que esperar para 2024?

16/02/2024

noticias

O que esperar do mercado imobiliário em 2024? As previsões para o cenário neste ano são bastante otimistas, prometendo inovação para o setor. A retomada do segmento de moradias econômicas com incentivos imobiliários do governo, expectativa de juros mais baixos e mercado aquecido em consequência são algumas das especulações para este ano. O uso de tecnologia como aliada também vem com bastante força em 2024, possibilitando negociações e transações mais práticas e menos burocráticas.

 





Perspectiva de 2024 para o mercado imobiliário

Segundo levantamentos feitos pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias – ABRAINC – os resultados dos últimos anos corresponderam às expectativas, especialmente em 2023, onde aproximadamente 55% dos empresários do ramo imobiliário afirmaram que as vendas correspondiam às metas do início do ano. A tendência é que esse comportamento se repita em 2024, levando em conta o cenário mais previsível na economia. As expectativas mostram que o mercado imobiliário está bem aquecido, e tende a seguir essa linha pelos próximos anos.


Mudanças notáveis

O ano de 2024 já começou trazendo algumas mudanças importantes que podem ter um grande impacto no ramo de construção e vendas de imóveis: Programa “Minha Casa, Minha Vida”. O governo federal já sinalizou que o acesso à moradia popular será uma prioridade para 2024, aumentando as linhas de crédito. Com isso, as previsões mostram uma expansão no mercado de imóveis e economia. O programa Minha Casa Minha Vida já retornou com um passivo de mais de 130 mil unidades que estão atrasadas ou paralisadas desde 2009.
 

Construção sustentável

Saiu a aprovação da lei que visa diminuir o IPTU cobrado sobre imóveis sustentáveis, o que auxilia no crescimento do setor. Além disso, esse olhar mais atento às questões ambientais é uma demanda que vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade nos últimos anos.



A volta aos escritórios

Após o período mais intenso da pandemia, a tendência é que as empresas retomem o trabalho em escritórios aos poucos, uma ótima notícia para o setor de locação de imóveis corporativos.



Built to suit

O modelo built to suit também é uma forte tendência do setor para esse ano, pois oferece às incorporadoras a oportunidade de atender um público que cresce cada vez mais, construindo instalações projetadas especialmente para locação.



Principais estimativas para o mercado imobiliário em 2024


Em 2024, o uso da tecnologia como aliada vai trazer uma nova perspectiva para o mercado de imóveis, mas esse não é o único tópico que os empreendedores imobiliários devem mirar. Versatilidade e praticidade. Durante a pandemia, as pessoas começaram a buscar por propriedades maiores e mais versáteis, para integrar home office, coworking, e seu próprio aconchego pessoal. A tendência para 2024 é que essa busca se mantenha alta, os clientes vão buscar por plantas mais adequadas e formas de expandir as funcionalidades dos imóveis.



Soluções sustentáveis e projetos inteligentes

Um tópico de peso na atualidade é o desenvolvimento sustentável. Projetos com propostas sustentáveis e soluções inteligentes estão ganhando cada vez mais destaque no ramo imobiliário, e em 2024 essa estimativa tende a aumentar ainda mais. Um fator de vantagem, por exemplo, é a utilização de energia limpa e renovável, que além de seu papel na sustentabilidade, ainda ajuda a diminuir os gastos mensais com energia elétrica.


Mais tecnologia e menos burocracia

O uso da tecnologia é essencial para acompanhar as inovações em 2024, que a traz como aliada desde estratégias de marketing até a tokenização imobiliária. Além disso, também terá grande participação nos processos, facilitando as negociações. Afinal, para poder fornecer processos rápidos, é preciso manter-se atento às tendências e recursos de automação.


Atendimento personalizado

Um atendimento personalizado que age diretamente nas necessidades do cliente é, sem dúvidas, um tópico imprescindível para o sucesso em qualquer área. Com a integração da tecnologia no ramo imobiliário, é possível oferecer um atendimento que otimize todo o processo, facilitando tanto para o consumidor, quanto para as imobiliárias e incorporadoras.



Como inovar em 2024?

Tendo em vista as expectativas para o mercado imobiliário em 2024, fica mais fácil entender o que pode ser feito para aproveitar o cenário positivo e acelerar seus resultados, oferecendo um serviço de alta qualidade para acompanhar a demanda:


Foque no cliente

Não podemos nos esquecer que a experiência do cliente é um dos pontos mais importantes em qualquer negócio, talvez até mesmo o mais importante de todos. Para oferecer um atendimento de excelência, é necessário entender as necessidades e objetivos dos clientes para trazer uma solução personalizada, conquistando-os do início ao fim.


Usar dados como aliados

Ainda pensando no bom atendimento ao cliente, uma das melhores maneiras de garantir um atendimento adequado é com base na análise de dados dos seus clientes. Usando as informações armazenadas, é possível entender mais a fundo as dores do cliente, e agir com a melhor solução possível para cada caso. Esse fator trabalha muito para aumentar a taxa de conversão.


CRM imobiliário

Para completar, existe uma ferramenta prática chamada de CRM (Customer Relationship Manager) que pode integrar ambos os tópicos vistos, de forma a otimizar seus processos e melhorar a experiência do cliente. Um CRM imobiliário oferece armazenamento de dados relevantes sobre seus clientes, automatizando seus processos e auxiliando na busca de uma solução adequada para cada caso em particular. O uso do CRM pode, inclusive, facilitar a gestão de seu negócio por meio de uma dashboard, com uma visualização ampla das principais informações. Sem dúvidas, apostar na tecnologia é a maior agente quando se trata do futuro do mercado imobiliário em 2024.



O que esperar de 2024 para o mercado imobiliário?

Em resumo, o cenário para o mercado imobiliário em 2024 é bastante favorável, se as tendências forem devidamente aproveitadas. É essencial que empreendedores do ramo imobiliário estejam sempre a par das novidades e inovações, para garantir uma melhoria contínua ao atendimento e prestação de serviços. Acompanhar o avanço das tecnologias e saber usar bem as informações pode ser uma vantagem poderosa para potencializar seu negócio.




Fonte: https://jornaldebrasilia.com.br/noticias/economia/mercado-imobiliario-o-que-esperar-para-2023/

Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook.pngredesp_instagram.png
Sobre Nós

Casa Mais Imóveis | Creci: 24.461-J SP
◽️ Segunda à Sexta das 8 às 18hs
◽️ Sábados e Domingos das 9h às 18hs

Contato:
📞 11 94336-6266
📫 atendimento@casamaisimoveis.com.br
 

Contato

  Rua Adib Auada, 35 - Granja Vianna, Cotia | SP

  Fale Conosco

  Política de Privacidade

www.casamaisimoveis.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.